21 março, 2013

O que é Melasma???

Melasma é uma distúrbio pigmentar da pele caracterizada por manchas escuras nela, conseqüência do aumento de melanina na pele. Ocorre principalmente no rosto, mas pode ocorrer em outra spartes do corpo também, sendo vista, principalmente, em mulheres.

Quando as manchas aparecem na gravidez, dá-se o nome de cloasma.
É considerado um distúrbio crônico, com tratamento e prevenção contínuos. Porém, existem casos onde o melasma desaparece após tratamento e controle adequados.

Clique na imagem para aumentar

Causas

O melasma é causado por vários fatores, com destaque para características genéticas, alterações hormonais, tais como gravidez, uso de anticoncepcionais, sol e luz intensa. Contudo, é fundamental a presença da radiação ultravioleta e, em menor intensidade, o infravermelho. A câmara de bronzeamento também é uma fonte.
O aumento na pigmentação decorre da hiperproliferação e/ou hiperfunção do melanócito, célula responsável pela produção do pigmento cutâneo (melanina). Ele não causa nenhum problema interno, mas assim como estrias, é queixa estética frequente na dermatologia.
Existem três tipos de melasma: superficial, profundo e misto; sendo os dois últimos os mais difíceis de tratar.

Prevenção

Evitar se expor muito ao Sol e usar filtros solares são duas formas de proteção, principalmente para gestantes. O uso de maquiagens deve ser feito com cuidado, verificando se o produto não causa maior absorção de luz solar e aumento na pigmentação da pele nas áreas de aplicação da substância, principalmente em pessoas alérgicas e durante a gravidez.
O cloasma pode não ser permanente, desaparecendo gradualmente com o fim da gravidez sem nenhuma ação da gestante.

Tratamento

Existem diversas opções no manejo do melasma. Seu médico dermatologista irá indicar a melhor opção. Contudo, habitualmente é um tratamento prolongado. A pedra fundamental no sucesso é evitar a radiação solar e o uso frequente de um filtro solar de qualidade.
Pode desaparecer sozinho após alguns meses após a causa do problema hormonal cessar (por exemplo, após a gravidez). Cremes contendo uma combinação de tretinoína, hidroquinona, ácido cójico e ácido azelaico pode melhorar a aparência de melasma.

Fonte: Blog Pró Corpo Estética


Fica a Dica!!! BjO

Nenhum comentário:

Postar um comentário